terça-feira, 2 de novembro de 2010

“O mundo só pode ser melhor do que até aqui, quando conseguires fazer mais pelos outros que por ti.” (Poeta Aleixo).






PROTEGER AS CRIANÇAS DA VIOLÊNCIA


É urgente agir na prevenção das causas que têm contribuído para a agressão física e moral das nossas crianças. As crianças esperam dos adultos testemunhos de vida, que as ajude a edificar alicerces onde possa assentar o seu desenvolvimento físico e intelectual, onde os pilares do amor, da justiça, da fraternidade e da cidadania sejam pontes da nova sociedade que queremos construir. Mas há quem teime em desprezar estes valores e aposte na violência infantil, na guerra, na escravatura de crianças, no trabalho infantil e na mutilação de futuros homens e mulheres, que ficarão com uma visão do mundo marcada pela violência, o salve-se quem poder, a linguagem do terror, do roubo, da droga e da morte.

Hoje morrer de acidente, atentado, assalto à mão armada, assassinato, rixas, passou a ser tão banal para as nossas crianças, como um jogo de computador, que elas mesmas manobram, com desenhos tão semelhantes como os da pessoa humana, que acabam por achar que tudo o que lhes é mostrado pela TV são mais uns joguitos de guerra onde ninguém morre, porque daí a pouco os mortos voltam novamente à acção manipulada pelos teclas do computador.

Mas as crianças estão cheias deste mundo de ilusões e sofrimentos. Elas precisam que nós adultos testemunhos vivos de vida em fraternidade, exemplos de uma cidadania participativa, onde os direitos humanos são respeitados e defendidos. O mundo está farto de palavras ocas. Os valores da solidariedade e da paz têm que ser cada vez mais cultivados na família, na escola, no trabalho e na vida social. “

Fotografias Zito Colaço
Mil obrigados, India.

Sem comentários: