QUERENÇA
Querença é uma freguesia portuguesa do concelho de Loulé, com 37,18 km² de área e 788 habitantes (2001). Densidade: 21,2 hab/km². Toda a sua área está inserida na Rede Natura 2000.
Querença situa-se num monte que dá o nome à freguesia, que já pode caracterizar-se pela transição entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direcções, situando-se no alto a Igreja Nossa Senhora da Assunção, também conhecida pela Igreja Matriz. A Aldeia é conhecida pela sua destilação do medronho e o chouriço, para além de outras tipicidades. A Festa das Chouriças constitui um dos pontos mais altos das festividades que,se realizam anualmente, no mês de Janeiro (3º. Domingo).
Na freguesia encontramos:
- Uma gastronomia típica, preservada pelos restaurantes locais. São pratos típicos de Querença, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (as papas do milho, tradicional do Algarve).
- Artesãos, trabalhando, principalmente, em palma (empreita), cana (cestaria) e bonecos de tecidos (D. Filipa Faísca);
- Licores artesanais, sendo produzidos em mais de 16 variedades.
- Mel, com origem na maior variedade de flores da bacia mediterrânica.
Outras atrações turísticas são:
- Os vales das Mercês e da Benémola, este inserido numa área, em via de classificação de Monumento Natural, anteriormente "área protegida da Fonte da Benémola".
- Riquíssima flora mediterrânica.
- Fontes tradicionais.
- Passeios temáticos (pedonais).
Em 1997 a área da freguesia de Querença foi reduzida em virtude da criação institucional da nova Freguesia da Tôr.
Fotografias Zito Colaço